Notícias

 | 01/12/2007 03h40min

TV digital: perguntas e repostas sobre o novo formato

Ainda está confuso? Tire suas dúvidas a respeito do sistema digital

O que ocorre se eu não conseguir aderir à TV digital?
Por enquanto, não tem problema. O sinal analógico continuará disponível até 29 de junho de 2016. Depois disso será desligado, e quem não tiver migrado para o sistema digital ficará sem TV.

Tenho que comprar um conversor para ver a TV digital?
Sim, sem o conversor (também chamado de set-top box, ou apenas caixinha) não será possível capturar o sinal da TV digital. Será este aparelho também que permitirá desfrutar da interatividade e obter informações adicionais sobre o programa.

Com a TV de tubo que tenho hoje consigo receber o sinal da TV digital?
Sim, com um conversor que transforma o sinal digital em analógico pode-se assistir à TV digital nos aparelhos de tubo e até usufruir de alguns recursos, como interatividade e programação eletrônica. E, embora a nitidez da imagem seja limitada pela resolução da tela, ela será limpa, sem fantasmas ou chuviscos, e o som será estéreo. Os únicos aparelhos que não captarão o sinal digital são aqueles muito antigos, que utilizam o velho fio duplo de antena, conectado à TV por meio de duas flechinhas fixadas por parafusos.

TV de plasma ou LCD não é a mesma coisa que TV digital? Ouvi dizer que elas já são digitais.
Diz-se que as TVs de plasma ou LCD são digitais devido ao processamento interno da imagem, já digitalizado. Mas nenhuma das TVs de plasma ou LCD comercializadas no país até a semana passada dispõe de circuito interno de recepção de sinais de TV digital (somente agora essas TVs estão chegando ao mercado). Portanto, será necessário comprar o conversor.

Vou ter que mudar a fiação da minha casa?
Não, tudo o que será preciso é uma antena de UHF, que pode ser interna, externa ou coletiva, e o aparelho conversor do sinal digital. Basta conectar o cabo da antena ao conversor e este ao aparelho de TV e já será possível ver a TV digital.

A velha antena espinha de peixe captará a TV digital?
As transmissões da TV digital serão feitas em UHF, entre os canais 14 a 83. As antenas espinha de peixe mais antigas geralmente só captam o sinal em VHF, entre os canais 2 e 13. Se for esse o caso, o usuário precisará de uma antena nova, que pegue UHF.

A TV digital será paga?
Não, o padrão de TV digital adotado pelo Brasil é aberto, livre e gratuito. Ela será vista em todos os aparelhos capazes de capturar o sinal digital, inclusive móveis, como celulares e TVs de carro. As operadoras de telefonia poderão cobrar por conexões como, por exemplo, no caso do usuário ligar seu conversor digital à linha telefônica para desfrutar da interatividade ou desejar votar em um programa de TV usando o telefone celular.

Os celulares receberão a programação completa das emissoras?
Não está definido. Há incerteza da aceitação do usuário para ver um programa inteiro numa tela pequena como a do celular. A tendência é de que inicialmente as emissoras preferiam fazer enviar programas curtos, como serviço de trânsito ou os gols de jogos de futebol, em vez de completos.

Vou poder ver TV no carro?
Sim, e também em trens e barcos, e sem perda da qualidade do som, ou seja, sem interferências, cortes e chiados.

Poderei assistir a mais de um canal na tela?
Tecnicamente, é possível dividir o sinal da TV digital e transmitir até quatro programas ao mesmo tempo, dividindo a tela em quatro. Isso, no entanto, implica perda da qualidade da imagem. A opção das emissoras brasileiras foi dar prioridade à transmissão em alta definição. Por isso, transmitirão apenas um programa por canal.

Poderei comprar produtos pela TV? Como será o pagamento?
Se o conversor digital ou o televisor integrado estiver conectado a uma rede de telecomunicações, como uma linha telefônica fixa ou celular ou acesso à banda larga, será possível comprar produtos utilizando o controle remoto. As formas de pagamento serão definidas, mas provavelmente o meio usado será o cartão de crédito. Essa possibilidade, no entanto, deve demorar algum tempo para estar disponível.

Todos os programas transmitidos de forma digital serão no formato 16:9? Como vou assistir a programação 16:9 na minha TV 4:3?
Os conversores e os televisores integrados (com o conversor já embutido) virão com um dispositivo para adaptar a imagem 16:9 ao padrão analógico 4:3. No entanto, poderá ocorrer uma perda do campo de visão. As duas laterais da imagem no formato 16:9 poderão não aparecer no formato 4:3.

Toda TV digital é de alta definição?
Não. A transmissão poderá ser digital com definição padrão, ou seja, semelhante a das transmissões analógicas, mas sempre será sem fantasmas, chuviscos ou ruídos.

Tenho uma TV de LCD ou plasma em alta definição. Quando começarem as transmissões digitais, vou receber a alta definição em casa?
Sim, desde que você tenha um conversor (externo ou embutido na TV) que também receba as transmissões em alta definição. Esses conversores custarão um pouco mais caros do que modelos que não transmitem em HD.

Todos os programas serão em alta definição?
Inicialmente, não. Como as emissoras ainda estão se adaptando à TV digital, e a implantação do sistema será feita gradualmente no país, por algum tempo parte da programação continuará sendo produzida e transmitida em padrão analógico. E há também os programas antigos, que não foram gerados em HD. No entanto, mesmo esses programas poderão ser transformados e transmitidos em alta definição, embora sem a mesma qualidade de som e imagem.

Todas as transmissões digitais terão o áudio estéreo ou 5.1?
De início, haverá poucos programas com áudio 5.1, que deverá ser mais freqüentes em filmes, já produzidos com trilhas sonoras multirraciais. O áudio estéreo deverá ser bem mais comum, embora som mono ainda deva acompanhar, durante algum tempo, produções antigas ou produtos mais simples.

Todos os canais terão transmissão digital?
A oferta de TV digital depende das emissoras, que precisam investir em novos equipamentos e operá-los, sem prejuízo da transmissão analógica. Depende também do governo conceder à cada emissora um novo canal, para que as tecnologias analógica e digital convivam até que toda população esteja preparada para receber os sinais da TV digital.

Como vou saber qual é o canal digital de cada emissora?
Basta digitar o número do atual canal analógico da emissora no controle remoto do conversor digital ou do televisor integrado. Automaticamente, ele sintonizará as transmissões digitais da emissora. Caso elas não estejam no ar, sintonizará as transmissões analógicas. Esse recurso é chamado de canal virtual, mas pode ser que algum modelo de televisor não o contemple.

A NET Digital e a Sky já oferecem a TV digital?
Sim, os sinais das duas operadoras já são digitalizados, mas ainda não transmitem em HD. Para isso, as operadoras precisarão trocar os conversores por outros que recebem alta definição. As operadoras ainda não definiram um cronograma para a substituição desses equipamentos.

Será possível gravar programas da TV? Haverá um bloqueador impedindo a gravação?
Os programas poderão ser gravados livremente, pelo menos no início, mas o uso comercial das cópias poderá incorrer em crime de pirataria e estará sujeita a penas legais.

O prédio que tem antena coletiva, mas não tem assinatura de TV a cabo, precisa trocá-la para receber o sinal digital? Os condôminos precisam comprar algum equipamento adicional?
Caso a antena coletiva esteja em boas condições para receber os canais de VHF (2 ao 13) e UHF (acima de 14), ela não precisará ser trocada. Porém, cada morador precisará comprar a sua própria caixinha conversora. Caso a antena receba apenas em VHF, o condomínio precisará adquirir uma antena UHF.

Moro na fazenda e vejo TV via parabólica. Vou receber o sinal digital?
Não, o sistema que está sendo inaugurado agora é de televisão aberta terrestre, e em UHF, e não está relacionada com outros tipos de distribuição, como a televisão via satélite captada por parabólicas. Essas continuarão recebendo o sinal analógico.

Por que mudar para a TV digital?
Em primeiro lugar, porque a TV analógica tem problemas insolúveis, entre eles a má recepção do sinal em regiões de topografia acidentada, como morros, ou mesmo áreas com muitos prédios. O sinal da TV digital, de melhor qualidade, elimina esses problemas (a estimativa é de que a qualidade da recepção melhore em 50% nesses locais). Além disso, todas as mídias atuais estão migrando para a tecnologia digital e convergindo para um serem acessados em diferentes tipos de aparelhos, como celulares, laptops e outros.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.