Notícias

 | 01/12/2007 03h20min

TV digital: como escolher um televisor

Conheça os fundamentos da transmissão de TV

Antes de você ir a uma loja comprar um televisor novo em razão da chegada da TV digital, vamos repassar rapidamente os fundamentos da transmissão de TV. Uma câmera de vídeo obtém uma imagem de uma cena. Isso ocorre a uma taxa de 30 quadros por segundo, ou seja, a imagem é registrada 30 vezes a cada segundo. A câmera rasteriza a cena, isto é, transforma a imagem em fileiras de pontos individuais chamados pixels. Cada pixel corresponde a uma intensidade de uma cor.

Linhas e colunas

No aparelho de TV, essas fileiras de pixels são combinadas (sincronizadas) vertical e horizontalmente , refazendo a imagem. A tela é formada por colunas verticais e linhas horizontais onde os pixels são projetados. Quanto maior for o número de colunas e linhas, maior será a quantidade de pixels e melhor será a resolução da imagem.

Os televisores de alta definição (HDTV) tem resolução 1080 x 1920. Isso significa a que a tela tem 1.920 linhas horizontais, da esquerda para a direita, e em cada linha, de cima para baixo, existem 1.080 pixels.

Progressivo ou entrelaçado?

Mas, na loja, você encontrará dois tipos de televisores: 1920 x 1080i e 1920 x 1080p. Essas duas letras dizem respeito à resolução do televisor. Elas indicam a freqüência com que as imagens são projetadas na tela. Compare.

? Formato entrelaçado (letra i, do inglês interlaced)

Apenas metade das linhas de pixels da tela se acende a cada vez, enquanto a outra metade permanece apagada. Isso ocorre alternadamente 60 vezes por segundo. Assim, cada linha se acende 30 vezes a cada segundo, e a imagem é atualizada 30 vezes por segundo.

? Formato progressivo (letra p)

Todas as linhas de pixels se acendem ao mesmo tempo 60 vezes por segundo. Isso significa que a imagem completa da cena é atualizada na tela 60 vezes por segundo. 

Tipos de aparelhos na prateleira

? Analógico
Formato 4:3
Resolução: 480 linhas
Pixels: 200 mil
São os aparelhos atuais de tubo. Servem para receber o sinal de TV digital, mas não para a alta definição.

? SDTV (definição digital standard)
Formato: 16:9
Resolução: 480 linhas
Pixels: 400 mil
Imagem equivalente à do DVD
São aparelhos digitais, com resolução baixa (praticamente a mesma dos aparelhos de tubo), o que elimina a possibilidade de alta definição.

? EDTV (definição estendida)
Formato: 16:0
Resolução: 480 linhas
Pixels: 400 mil pixels
Imagem equivalente à do DVD.
Têm imagem superior ao SDTV, mas não transmitem em alta definição.

? HDTV (alta definição)
Formato: 16:9
Resolução: 720 linhas (HD Ready)
Pixels: 1 milhão
Telas de alta definição
Imagem superior à do DVD

Resolução: 1.080 linhas (Full HD)
Pixels: mais de 2 milhões
Imagem equivalente à do DVD de alta definição (HD-DVD e Blue-ray).Reproduzem HDTV com o máximo de definição e som 5.1.

? HDTV com conversor integrado
Esses aparelhos têm um sintonizador para captar os sinais TV digital integrado em uma tela HDTV, dispensando conversor externo.

Uma dica

Adquira os componentes separadamente: uma tela HDTV de 16:9 com resolução 720p e 1080i/p, um receptor digital e uma antena UHF. A tela será o item mais caro, mas provavelmente durará muitos anos. O conversor e a antena poderão ser trocados em caso de atualização ou necessidade.

ZERO HORA
Zero Hora / 

Como funciona uma transmissão de TV
Foto:  Zero Hora


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.