Notícias

 | 19/11/2007 15h54min

Autoridades detectam novo foco de gripe aviária na Inglaterra

Vírus foi detectado em uma fazenda que fica no limite que separa os condados de Norfolk e Suffolk

Um segundo caso do vírus H5N1, a variante mais perigosa da gripe aviária, foi confirmado na Inglaterra, informou nesta segunda, dia 19, o Ministério de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais britânico (Defra, em inglês).

O vírus foi detectado em uma fazenda que fica no limite que separa os condados de Norfolk e Suffolk, no sudeste da Inglaterra. Nessa fazenda também se cria gado e ela é uma das quatro nas quais foram sacrificados perus, devido ao temor de um contato com o primeiro caso do vírus H5N1, que especialistas do Defra descobriram na semana passada, em perus de uma fazenda de Suffolk.

Na primeira fazenda afetada, situada perto da localidade de Diss, foram sacrificados pelo menos 6,5 mil aves, entre patos, gansos e perus, a fim de conter a propagação da doença.

Na segunda fazenda infectada pelo H5N1, cerca de 9 mil perus foram sacrificados, segundo as mesmas fontes, sem dar mais detalhes.

As autoridades britânicas também estabeleceram uma área de vigilância de dez quilômetros para tentar evitar a expansão da doença.

Nessas zonas, está restrita a movimentação de aves e é preciso que os criadores prendam os animais para impedir um possível contágio da doença por aves silvestres.

Após a confirmação do segundo caso, o veterinário chefe interino do Governo, Fred Landeg, lembrou a "importância de que os criadores que têm aves de curral na zona fiquem muito atentos".

Mais de 160 mil aves foram sacrificadas em fevereiro, depois da descoberta de um foco da cepa mais virulenta da gripe aviária em uma fazenda de perus, também em Suffolk.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.