Notícias

 | 07/11/2007 18h39min

Cade aprova compra de Aços Villares por Gerdau Hungria

Empresas são líderes no mercado de aços longos especiais

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje a aquisição da Corporación Sidenor e, indiretamente, da Aços Villares pela Gerdau Hungria, Carpe Diem e Bogey Holding. A operação, realizada em 2005, teve reflexos no Brasil, porque as brasileiras Gerdau e Aços Villares atuam no mercado de aços longos especiais. As empresas têm destaque na produção de barras laminadas ao carbono, barras laminadas ligadas, fio-máquina ao carbono e fio-máquina ligado. Esses produtos são insumos, utilizados principalmente pelas indústrias de autopeças e automobilística.

As secretarias de Acompanhamento Econômico (Seae) e de Direito Econômico (SDE) deram parecer favorável à operação, sem restrições, apesar de terem tido uma preocupação inicial com a supressão de uma empresa produtora em segmentos siderúrgicos. Elas argumentaram, no entanto, que, no decorrer da análise, verificaram que empresas concorrentes estão investindo e aumentando sua capacidade e, com isso, deverão manter equilibrado o mercado. Os conselheiros citaram a expansão da capacidade instalada da Acindar (Grupo Arcelor), na Argentina, e os investimentos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que está ingressando no segmento de aços longos.

— A expansão da capacidade instalada das empresas concorrentes atua como neutralizadora do eventual exercício do poder de mercado das empresas e recompõe, de certa forma, o equilíbrio de forças anterior à operação — afirma o relatório conjunto das secretarias.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.