Notícias

 |  hmin

Mais uma vez, mercado eleva projeções de inflação

Todos os índices relativos a dezembro e a 2002 foram revisados

Mais uma vez, o mercado financeiro elevou as previsões médias para todos os índices de inflação relativos ao mês de dezembro e ao acumulado do ano. Pesquisa Focus apresentada nesta segunda, dia 5, prevê um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 11,63% em 2002, 0,63 pontos percentuais mais alto do que na última consulta. Em dezembro, a inflação média para o IPCA passou de 1,1% para 1,5%. O levantamento é realizado pelo Banco Central junto a 70 instituições financeiras do país.

Os índices gerais de preço, mais sensíveis ao impacto do dólar sobre preços no atacado, permanecem com as estimativas mais elevadas. De acordo com a pesquisa, as estimativas médias para 2002 são de inflação de 25,5% medida pelo Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), percentual superior ao apurado na semana retrasada, na qual a taxa não superava os 24,08%.

Pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção subiu de 23,58% para 25% e, pelo Índice de Preços ao consumidor (IPC) da Fipe, de 8,73% para 9,29% neste ano. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IINPC), a previsão é fechar o ano em 13,08% ante 12,05% do estudo anterior.

A previsão média para o IGP-DI de dezembro passou de 2,2% para 3%. A estimativa sobre o IPC da Fipe passou de 1% para 1,3%. Para o IGP-M, o mercado espera encerrar o mês a 3,5% ante 2,0% da leitura anterior. O INPC deve encerrar dezembro a 1,5% ante expectativa de 1,15% da semana anterior.

Com informações da Globo News.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.