Notícias

 | 06/12/2002 15h56min

Ministério da Agricultura deve ficar com Roberto Rodrigues

PT quer manter política de conquista do mercado externo desenvolvida pela atual administração

O futuro ministro da Agricultura do governo Lula deve ser o dirigente empresarial Roberto Rodrigues, como adiantou a jornalista da RBS Ana Amélia Lemos. Rodrigues é presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag). De acordo com a jornalista, Lula realizou a escolha para construir uma transição que dê continuidade aos trabalhos da atual administração, que gerou lucros para o país.

Rodrigues nega ter sido convidado, mas seu nome foi mencionado por Lula durante o jantar da noite de quinta-feira no Palácio do Alvorada em companhia do presidente Fernando Henrique Cardoso e presidentes de países sul-americanos que participaram em Brasília da reunião de Cúpula do Mercosul.

O nome de Rodrigues também é dado como certo pelos integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura, como é conhecida a bancada ruralista no Congresso. O presidente do PT, José Dirceu (SP), conversou recentemente com um integrante do chamado Grupo dos 11 - como é conhecida a tropa de choque da bancada ruralista que atua na Comissão de Agricultura da Câmara .

A intenção do PT é dar continuidade à política de conquista de mercado externo desenvolvida pelo ministro Pratini de Moraes. Com a nomeação de Rodrigues, o novo governo também deseja fortalecer o cooperativismo e ampliar o apoio às pesquisas agrícolas desenvolvidas principalmente pela Embrapa. O indicado é um dos líderes mundiais do cooperativismo e do agronegócio, setor responsável por um superávit de R$ 20 bilhões na balança comercial.

O presidente da Abag é oriundo do interior paulista e amigo pessoal do ex-prefeito Antônio Palocci, futuro ministro da Fazenda. A escolha, porém, desagrada ao núcleo agrário do PT, ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que defende a indicação do governador Olívio Dutra.

Rodrigues, 60 anos, é engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e professor de Economia Rural da Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Jaboticaba). Natural de Cordeirópolis (SP), o dirigente rural é uma das grandes referências do cooperativismo e primeiro latino-americano a presidir a Associação Internacional das Cooperativas. Entre as inúmeras condecorações que recebeu destaca-se o título de Cavaleiro de Mérito Agrícola do governo da França. Há seis anos, apresenta no Canal Rural, da RBS, o programa Painel Rural.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.