Notícias

 | 10/10/2007 12h55min

Há dois anos foco de aftosa era confirmado em Mato Grosso do Sul

Estados afetados ainda não recuperaram status de zona livre da doença

No dia 10 de outubro de 2005 a cadeia da carne brasileira sofreu um choque: a identificação de um foco de febre aftosa em Eldorado, no Estado de Mato Grosso do Sul, junto à divisa com o Paraná e em local próximo à froneira com o Paraguai, colocou as autoridades sanitárias em alerta.

Quase dois anos após a erradicação do foco, o Estado ainda não reconquistou o status de área livre da doença com vacinação, enfrentando embargos comerciais em nome da segurança sanitária. Entidades ligadas à pecuária nacional estimam que, neste período, os Estados que sofreram embargos econômicos em decorrência dos focos – especialmente Mato Grosso do Sul e Paraná – registraram perdas de cerca de US$ 2 bilhões.

Relembre o caso – notícia de 10 de outubro de 2005

O Ministério da Agricultura confirmou nesta segunda-feira (10) a existência de um foco de febre aftosa em Eldorado, município no Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraná. A Secretaria de Agricultura do Paraná informou que já foram montadas barreiras na divisa para impedir a contaminação do rebanho paranaense.

Diante da gravidade do caso, a Fazenda Vezozzo foi interditada. A propriedade tem ao todo 582 animais. Desses, 85 apresentaram sintomas da doença. A fazenda atendia todos os requisitos de segurança de vacinação e há mais de 18 meses não recebia animais vindos de fora da propriedade.

A confirmação oficial da doença, juntamente com o laudo emitido por um laboratório de Recife e com parecer do Ministério, chegou à superintendência na última sexta-feira (07). 

Saiba mais sobre a aftosa no Site Especial

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.