Notícias

 |  hmin

Conselho de Segurança da ONU analisa resolução sobre Iraque

EUA apresentaram revisão final do texto sobre inspeções no país de Saddam

Os Estados Unidos apresentaram nesta quarta, dia 6, uma revisão final da resolução sobre o Iraque ao conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A esperança norte-americana é obter uma aprovação depois de oito semanas de negociações tumultuadas com aliados preocupados com as conseqüências de uma nova guerra contra o país de Saddam Hussein.

O texto da resolução foi alterado significativamente desde a primeira vez que foi apresentado, no mês passado. Entretanto, funcionários do governo dos EUA afirmaram que o conteúdo continua o mesmo: novas inspeções de armas mais rígidas com uma ameaça de "sérias conseqüências" se o Iraque falhar em seu cumprimento.

O porta-voz do embaixador dos EUA na ONU, Richard Grenell, disse que o novo texto "exige inspeções a qualquer hora, em qualquer lugar, sem mais exceções". Embora o texto revisado ofereça concessões aos seus críticos, ainda dá liberdade ao presidente dos EUA, George W. Bush, de lançar uma ação militar contra o Iraque sem uma segunda resolução da ONU.

Numa tentativa de atender às preocupações de Rússia e França, a nova resolução dos EUA oferece a Saddam "uma oportunidade final" para permitir a ação dos inspetores da ONU. Porém, ainda não está claro se a última versão do texto, escrito com apoio da Grã-Bretanha, vai satisfazer aos russos e as franceses. O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Yuri Fedotov revelou que Moscou continua contrária a qualquer palavra que dê a Washington liberdade para lançar uma ação militar unilateralmente.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.