Notícias

 | 09/10/2002 16h39min

Israel liberta primeiro dos três jornalistas presos em abril

Governo israelense alega que o grupo mantém contato com grupos pró-intifada

Israel libertou nesta quarta, 9 de outubro, um dos três jornalistas presos em abril. O cinegrafista da agência Reuters, Jussry al-Jamal, foi liberado pelo Exército entre a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, e Jerusalém.

Jamal e Hussam Abu Alan, fotógrafo da agência France Presse (AFP), e Kamel Kbeil, repórter do jornal palestino Al-Quds, permanecem retidos pelo governo israelense sob a acusação de manterem contatos com grupos que promovem a Intifada palestina contra a ocupação israelense, iniciada em setembro de 2000. Nenhum detalhe ou prova sobre as alegações foram apresentados.

Um representante da AFP em Jerusalém declarou que o caso de Abu Alan deve ser revisto em um tribunal militar no fim de outubro. Não há informações imediatas sobre Kbeil.

Os três jornalistas ficaram presos com centenas de outros palestinos em tendas cheias em centros de detenção, sob condições que os grupos de direitos humanos descreveram como deploráveis. Abu Alan foi preso na cidade de Hebron, na Cisjordânia, no dia 24 de abril. Jamal foi preso fazendo filmagens perto de um hospital em Hebron no dia 30 de abril. Jbeil foi detido em Ramallah em 18 daquele mesmo mês.

As informações são da agência Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.