Notícias

 |  hmin

Petrobras teria interesse em comprar estatal argentina YPF

O presidente da Petrobras, Francisco Gros, manifestou em Madri o desejo de comprar a estatal argentina YPF, atualmente nas mãos da espanhola Repsol. Segundo informações do jornal argentino La Nacion, Gros deixou claro, no entanto, que a empresa espanhola não manifestou interesse em se desfazer da filial argentina. 

O presidente da Petrobras afirmou que a companhia pretende investir na América Latina, em especial na Argentina, o segundo maior mercado latino-americano. Até 2005, a estatal brasileira planeja investir US$ 140 milhões no país vizinho. Atualmente, a Petrobras negocia com a multinacional norte-americana Devon Energy Corporation para comprar a filial argentina, a petroleira Santa Fé.

Em dezembro do ano passado, a Petrobras e a Repsol-YPF assinaram contratos de troca de ativos, em negociação havia um ano e meio. Um dos pontos do acordo é a transferência de 30% das ações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) para a companhia espanhola que, com isso, vai indicar o diretor industrial da refinaria de Canoas. Cada companhia transferirá à outra ativos avaliados em US$ 500 milhões. A Repsol também ganha 10% dos direitos de concessão para exploração do campo de Albacora Leste e direitos de fornecimento de 40 mil metros cúbicos por mês de derivados, além dos equipamentos existentes em 234 postos nas regiões Centro, Sul e Sudeste do Brasil. A Repsol cederá à Petrobras uma participação acionária no capital social da distribuidora argentina EG3.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.