Notícias

 | 09/06/2002 15h46min

Arafat anuncia mudanças na ANP

Líder palestino criou o primeiro Ministério do Interior

O líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, anunciou neste domingo, dia 9, mudanças em seu gabinete, que a partir de agora de terá 21 ministros (antes eram 31) e, pela primeira vez, um Ministério do Interior.

Arafat nomeou o general Adbel-Razzaq al-Yahya para ocupar o Ministério do Interior, cargo que acumulava até então. Yahya deve supervisionar três grandes divisões de um aparato que inclui a segurança presidencial, a segurança geral e a segurança interna.

– Todos os serviços de segurança palestinos estarão sob a supervisão do Ministério do Interior, para prevenir qualquer problema - disse o ministro da Informação, Yasser Abed Rabbo.

Arafat vinha sofrendo pressões para reformar sua administração. Líderes israelenses e norte-americanos querem que a ANP seja reformulada para ajudar a parar com os ataques suicidas palestinos contra a ocupação de Israel e abrir caminho para a retomada das negociações de paz.

A reestruturação do gabinete palestino coincidiu com a chegada do primeiro-ministro d de Israel, Ariel Sharon, a Washington, onde ele deverá dizer ao presidente dos EUA, George W. Bush, mais uma vez, que os atentados palestinos devem terminar antes do reinício do processo de paz. Será o sexto encontro entre os dois em pouco mais de um ano.

Também neste domingo, polícia palestina deteve o líder do grupo militante Jihad Islâmica, que assumiu responsabilidade por um atentado suicida a bomba na semana passada que matou 17 israelenses. O xeque Abdullah Shami foi detido em Gaza em meio à intensa pressão americana para que a Autoridade Palestina reprima militantes por trás de ataques mortais em Israel. Mais cedo, cerca de 10 tanques e blindados de transporte de tropas israelenses voltaram a invadir a cidade de Tulkarem, na Cisjordânia.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.