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 | 27/04/2006 13h56min

Segurança é a tônica do novo Estadual de Supercross

O Campeonato Catarinense de Supercross vai passar a ser chamado de Arena Supercross em 2006. Quatro etapas estão confirmadas. A abertura ocorre em São Bento do Sul, no primeiro domingo de maio, dia 7.  Na semana seguinte, dia 14, a segunda etapa será em Curitibanos. Após cerca de dois meses de folga, mais uma rodada dupla: 16 de julho, terceira etapa em Rio do Oeste, e na semana seguinte, dia 23, a quarta etapa em Irineópolis.

E como o nome sugere, a competição terá algumas características da modalidade arena cross. Destaque para as pistas que terão os seus obstáculos remodelados, evitando-se aqueles formatos que ofereçam riscos desnecessários.

A proposta é que sejam circuitos mais fáceis, utilizando mesas, saltos simples, costelas, steps, dentre outros que garantem maior segurança em caso de uma falha ou erro do competidor. Duplos e triplos não devem fazer parte do traçado, salvo quando os meios foram preenchidos.
 
Além da questão da segurança, as mudanças das pistas também envolvem a participação de outras categorias. De acordo com o presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Onílio Cidade Filho, além da inclusão da classe nacional, está quase certa a inclusão de uma categoria semelhante a MX3 do motocross – para pilotos com idade superior a 34 anos –, e outra para pilotos iniciantes e mais jovens, que poderia ser denominada juvenil.

A força livre e outras como a 85cc, 65cc e 55cc já integravam o campeonato nos anos anteriores e serão mantidas. Para o atual campeão catarinense de supercross, João Marronzinho, as alterações nas pistas são bem-vindas.

– Para os pilotos mais experientes não vai mudar muito. A diferença é poder trazer mais pilotos para a competição. Se a gente pega uma pista que um se quebra, depois outro e mais outro, o piloto carrega as suas coisas e vai embora. Assim, com as pistas mais fáceis e seguras, acredito que o pessoal vai participar e fazer toda a temporada – avaliou Marronzinho.

As quatro pistas que serão utilizadas nessas etapas confirmadas já estão prontas. Porém, antes das provas, os comissários da FCM farão a inspeção dos circuitos com boa antecedência, para garantir os critérios de segurança.


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