Notícias

 | 26/04/2002 19h10min

Segundo grupo de afegãos chega a Porto Alegre

Depois de perder todos os bens na fuga do Afeganistão para a Índia, três famílias de refugiados sonham em viver em paz e com prosperidade na capital gaúcha. Com a perspectiva de um recomeço de vida e sem possuir muitos conhecimentos sobre o Brasil, o segundo e último grupo de afegãos – o primeiro, com 10 pessoas, veio no dia 12 de abril – que será reassentado em Porto Alegre desembarcou nesta sexta-feira, dia 26 de abril, às 11h40min, no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Os 13 integrantes, naturais de Kabul, capital afegã – seis adultos e sete crianças – demonstraram-se ansiosos, felizes e cansados com a viagem que durou 40 horas.

As famílias, que saíram de Nova Délhi, na Índia, na quinta-feira foram recepcionadas em São Paulo pelo secretário nacional de Justiça, João Benedicto de Azevedo Marques. Depois, seguiram viagem até a Capital, onde foram recebidas por membros do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur) e pelo Conselho Regional de Refugiados (Conare).

Empregos provavelmente não faltarão para os adultos, e as crianças vão ser matriculadas em escolas particulares. A inserção dos 23 refugiados no cotidiano gaúcho faz parte de um acordo firmado emtre o governo brasileiro e o Acnur, que os beneficiará com ajudas financeiras mensais durante um ano.

O mais importante, conforme a coordenadora do Conare, Nara Moreira da Silva, é posicionar a Capital no contexto internacional de solidariedade, democracia e direitos humanos. As três famílias ficarão abrigadas por pelo menos 10 dias no Hotel de Trânsito da Brigada Militar, localizado no Clube Farrapos, na Avenida Cristiano Fisher. Depois desse prazo deverão ser instaladas em residências localizadas na Zona Norte.

ANELISE ZANONI
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.