Notícias

 | 18/11/2005 14h18min

BC europeu deve elevar taxas de juros em dezembro

Autoridade monetário manifesta-se sobre pressões inflacionárias

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse hoje que a entidade está disposta a elevar moderadamente as taxas de juros para ajustá-las à inflação atual.

Em um congresso de bancos europeus, realizado em Frankfurt, o chefe da autoridade monetária da UE manifestou-se sobre as crescentes pressões inflacionárias vistas na zona do euro, e aludiu a uma alta dos juros, que poderia ser de 0,25 ponto percentual, durante a próxima reunião, em 1º de dezembro.

O BCE mantém os juros estabilizados em 2% desde junho de 2003, o mínimo histórico para os doze países que integram hoje a zona do euro.

Em uma primeira reação a estas declarações, o euro subia claramente, até US$ 1, 1758, frente ao US$ 1,1683 do meio-dia (9h de Brasília).

As palavras de Trichet não surpreenderam totalmente os mercados, que já tinham adiantado um possível aumento dos juros diante de uma leve recuperação da economia da eurozona e, sobretudo, pelo aumento das pressões inflacionários devido à alta do preço do petróleo.

A inflação anualizada na zona do euro alcançou em outubro 2,5%, segundo o escritório de estatística européia Eurostat.

Embora a entidade tenha advertido em diversas ocasiões sobre o aumento dos riscos para a estabilidade de preços na eurozona, o BCE evitou até agora tomar decisões de política monetária e havia ressaltado apenas sua atitude de "extrema vigilância".

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.