Notícias

 | 22/01/2002 21h07min

Prefeitos do Alto Uruguai juntam forças para combater a seca

Municípios pedem perdão de dívidas de custeio e crédito emergencial

Os 15 prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc), reunidos em Concórdia nesta terça-feira, dia 22, decidiram juntar forças para buscar apoio a medidas de captação e proteção dos mananciais de água. Um documento solicitando cancelamento de dívidas de custeio (somente na Amauc são R$ 20 milhões), crédito de emergência e apoio a projetos ambientais será encaminhado ao governo federal. Ao governo do Estado também será solicitado reforço aos programas já existentes.

O prefeito de Concórdia e presidente da Amauc, Neodi Saretta (PT), disse que o problema de água pode limitar o desenvolvimento da região e ter fortes impactos sociais se não for resolvido. Somente em Concórdia os prejuízos são estimados em R$ 4 milhões com perdas em milho, feijão, leite e fruticultura. 

O prefeito em exercício de Seara, Edmilson Canalle (PFL), também defendeu projetos globais para proteger as fontes de água, com recursos federais. O prefeito de Xavantina, Elisandro Modesti (PT) demonstrou preocupação com a qualidade da água, que está sendo contaminada pela poluição, principalmente por dejetos suínos.

A situação mais grave da região é em Peritiba, onde cerca de cem propriedades do interior estão com falta de água até para o consumo humano. A prefeitura está distribuindo 200 mil litros de água por dia. Além da falta de água o calor está provocando a morte de animais, principalmente no Meio-Oeste. Somente o avicultor Arci Lugarini, de Ipira, perdeu 900 frangos de um lote de 14 mil (foto). Lugarini afirmou que se não chover logo as perdas serão ainda maiores. Ele afirmou que nem os nebulizadores conseguem aliviar a situação.

Irineu Dalla Valle / DC


Foto:  Irineu Dalla Valle  /  DC


Notícias Relacionadas

22/01/2002 16h51min
Tempo deve ficar instável no Estado
22/01/2002 13h56min
Nova Itaberaba entra em racionamento de água
18/01/2002 22h42min
Começa a faltar água potável no Oeste

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.