| 15/01/2002 08h13min
Cerca de 700 bovinos vendidos para outros Estados e que já concluíram o processo de quarentena poderão sair do Rio Grande do Sul até o fim de semana. A projeção é do delegado federal do Ministério da Agricultura, Flávio Vaz Netto, que também prevê para a próxima semana a divulgação dos resultados dos exames em cerca de 50 animais que tiveram reação positiva da sorologia. Netto esclareceu que, apesar da reação positiva, não há atividade viral.
Um total de 39 propriedades requisitaram sorologia para 1.383 animais vendidos para fora do Estado. Destas, 22 já concluíram o processo de quarentena e 10 delas foram aprovadas totalmente: os exames tiveram resultado negativo. Nas demais, houve reação positiva em parte do rebanho, possivelmente provocado pela própria vacina. Esses exemplares estão isolados nas propriedades, sendo monitorados e submetidos a exame clínico e a outra sorologia.
Segundo o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça, José Paulo Cairoli, os animais que sairão do Estado até o final de semana foram vendidos na Expointer, nas exposições de primavera e, até recentemente, nas próprias propriedades. A entidade quer que, após o atual processo, haja liberação dos animais sem a necessidade de sorologia. Em todo o Estado, continua o trabalho de vacinação dos animais contra a febre aftosa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.