| hmin
Centenas de argentinos fizeram filas nesta terça-feira, dia 8, diante dos consulados de Espanha e Itália, esperançosos de obter a cidadania de um desses países e poder emigrar do país, afundado em grave crise econômica e social.
A maior parte dos solicitantes é de ascendência espanhola ou italiana e alguns deles teriam direito a dupla nacionalidade se reunirem certos requisitos. Se o conseguirem, terão acesso ao mercado de trabalho da União Européia, com possibilidades que não existem hoje na Argentina, onde o nível de desemprego é hoje de 18,3% segundo números oficiais.
Calcula-se que cerca de 5,5 milhões dos 36 milhões de argentinos estão desempregados ou subempregados – o que representa 34,6% da popuilação em condições de trabalhar. Desde que a situação econômica e social argentina começou a deteriorar-se no ano passado, os consulados italiano e espanhol estão sendo inundados por pedidos de cidadania ou de vistos de trabalho. Segundo funcionários desses consulados, as filas de interessados começam a formar-se durante a noite, porque o número de pessoas atendidas a cada dia é limitado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.