| 13/12/2001 14h41min
Depois de resistir à divulgação de um vídeo para a opinião pública, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira, dia 13, aquela que está sendo tratada pelo governo americano como a prova cabal da culpa do terrorista Osama bin Laden nos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono.
A fita, que mostra uma reunião informal entre bin Laden e outros líderes da organização terrorista Al-Qaeda, é a primeira prova divulgada para o público pela Casa Branca. A tradução do conteúdo da fita foi feita por quatro pessoas independentes, conforme o governo norte-americano. As declarações divulgadas a partir dessas traduções são de inteira responsabilidade da Casa Branca.
No vídeo, o terrorista aparece em um jantar supostamente realizado em Kandahar, no Afeganistão, com data de 9 de novembro, numa visita a um xeque. Eles fazem várias referências a líderes da Al-Qaeda que teriam sonhado com aviões atingindo arranha-céus pelo menos um ano antes dos ataques e tratam o fato como uma profecia. Entre as pessoas ao lado do terrorista está Ayman al-Zawahiri, considerado o braço-direito de bin Laden, que teria sido morto semana passada em bombardeios dos Estados Unidos. Bin Laden afirma que os seqüestradores responsáveis pelos atentados de 11 de setembro não se conheciam. Imagens da gravação mostram o terrorista contando que os seqüestradores só tomaram conhecimento da dimensão do ataque momentos antes de embarcar.
Durante o encontro, o terrorista revela:
– Eles foram treinados e não revelamos a operação para eles até que estivessem lá, antes de entrarem nos aviões.
As informações são da GloboNews.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.