| 09/12/2001 23h18min
O ministro da Economia da Argentina, Domingo Cavallo, anunciou em entrevista na noite deste domingo, dia 9, um novo ajuste econômico. A informação foi dada depois de uma reunião com o presidente argentino Fernando de la Rúa. Cavallo disse genericamente que o ajuste poderia estar acima de US$ 4 bilhões. O ajuste visa cumprir o acordo fiscal firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Somente dessa forma, o país conseguirá a liberação do empréstimo de US$ 1,3 bilhão pelo órgão para quitação das suas dívidas.
O ministro afirmou que com os níveis orçamentários previstos é possível alcançar um programa que seja aceitável para os organismos de crédito internacionais. Cavallo disse que, nas reuniões que manteve em Washington no último fim de semana, não se falou de redução adicional de gastos da nação e das províncias. No entanto, manifestou que o FMI tem dúvidas sobre o fato de o país vir a atingir o nível de arrecadação tributária previsto pelo governo com as isenções feitas pelo governo De la Rúa para estimular a competitividade. Por isso, anunciou que poderão ser suspensos ou eliminados alguns desses planos.
O ministro desmentiu que o FMI teria pedido que a Argentina decidisse já entre a desvalorização da moeda ou a dolarização da economia. Segundo ele em momento algum o FMI sugeriu mudanças no sistema monetário.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.