| hmin
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, voltou a afirmar que o Brasil pode não renovar o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
– Certamente é possível andar com as próprias pernas. O Brasil não tomou a decisão final, mas é essa a direção – disse.
Segundo ele, os fundamentos da economia brasileira estão "sólidos". Meirelles participou na capital paulista de almoço promovido pela Associação Paulista de Supermercados em sua sede, na zona oeste.
O presidente do BC declarou também que a reserva total de dólares do país está em um bom patamar. Indagado se o BC continuará comprando a moeda norte-americana, Meirelles respondeu que o "BC não anuncia ações futuras".
Conforme ele, o presidente do BC disse que a sua desvalorização frente ao real é um fenômeno que ocorre com outras moedas pelo mundo.
– O governo dos Estados Unidos financia um grande déficit. Como é um país muito grande, com uma economia muito forte, até hoje foi possível financiar bem. Mas, agora, muitos investidores começam a se preocupar com isso e o dólar começa a se desvalorizar – explicou.
Meirelles informou que as exportações brasileiras não devem ser afetadas pela desvalorização do dólar. Disse também que os preços administrados e monitorados pelo governo não são empecilhos para o BC atingir as metas de inflação.
– Os preços monitorados e administrados são uma parcela elevada da inflação, mas isso já é levado em conta pelo Conselho Monetário Nacional quando fixa as metas de inflação – afirmou.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.