| 01/11/2004 11h18min
O candidato do partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, John Forbes Kerry, é desconhecido da grande maioria do público internacional, mas lembrado pelos norte-americanos pela sua extensa carreira política como senador. Considerado um político liberal, aposta na carreira militar para fazer frente à administração do republicano George W. Bush.
Kerry, 60 anos, nasceu em 11 de dezembro de 1943, na cidade de Denver, no Colorado. O democrata foi criado em uma família rica e católica, e como filho de um diplomata, passou a maior parte da infância na Europa, onde aprendeu a falar fluentemente francês e alemão.
Com 1,90m de altura, gosta de praticar esportes, tocar guitarra e nos tempos vagos dirige uma moto Harley Davidson. Atualmente é casado com Teresa Heinz, 65, viúva do senador republicano, pela Pensilvânia, John Heinz, antigo proprietário de um império do gênero alimentício. Juntos, têm duas filhas: Alex e Vanessa. No primeiro matrimônio, teve outros três filhos.
Formado em Ciência Política pela Universidade de Yale em 1996, possui um bom conhecimento de política externa além de ser graduado em Direito pela Escola de Boston. Como advogado, trabalhou como procurador do distrito de Massachusetts e também em um escritório privado.
Entretanto, iniciou a sua vida pública em 1966 ao alistar-se voluntariamente na Marinha dos EUA. Na época, serviu como oficial na Guerra do Vietnã (1965-75), onde moldou sua personalidade e afirmou-se como crítico do conflito.
No país asiático, esteve lutando no delta do rio Mekong. O senador costuma dizer que foi ao outro continente como voluntário e voltou porta-voz dos veteranos. Em 1971, iniciou sua trajetória política com um emocionado depoimento no Senado contra a guerra.
Concorreu, no ano seguinte, a uma cadeira no Congresso Nacional com o slogan “candidato pela paz”, mas acabou derrotado. Seria eleito senador apenas em 1984 pelo estado de Massachusetts. Com uma reputação de centro-esquerda, Kerry defende o livre mercado, uma política militar externa expansiva, investimentos em educação e proteção ao meio-ambiente. A sua plataforma acabou rendendo outros três mandatos, acumulando 20 anos de experiência como parlamentar.
Seus críticos, por outro lado, não o consideram um grande orador e o classificam como indeciso. Em 1991, o senador votou contra a Guerra do Golfo, mas no ano passado concordou com a Guerra do Iraque. No início dos anos 90 defendeu, com o fim da Guerra Fria, o desmantelamento parcial da CIA (serviço secreto americano), mas, após os atentados terroristas de 11 de Setembro criticou a administração Bush por sua baixa confiabilidade nos setores de espionagem e inteligência.
Controvertido ou não, Kerry aposta na sua carreira militar para vencer o atual presidente e dar um novo destino à política norte-americana. Na corrida eleitoral, conta com a ajuda do seu candidato à vice, o também senador John Edwards, conhecido principalmente pelas classes média e pobre da sociedade norte-americana.
Aos 51 anos, Edwards nasceu em 4 de junho de 1953, em Seneca, na Carolina do Sul. Formado em Direito pela Universidade da Carolina do Norte em 1977, tornou-se um advogado bem sucedido. É casado com Elizabeth, com quem teve quatro filhos.
Na política, entretanto, é considerado inexperiente, pois elegeu-se pela primeira vez senador em 1998 pela Carolina do Norte. No Congresso, apoiou projetos de assistência médica, educação, proteção dos direitos civis, entre outras coisas. Edwards foi um dos maiores defensores do ex-presidente Bill Clinton (1993-2000) durante o processo de impeachment.
HECTOR WERLANGGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.