| hmin
O presidente norte-americano, George W. Bush, abriu uma pequena vantagem de um ponto sobre seu rival democrata John Kerry na corrida pela Casa Branca, apontou uma pesquisa Reuters/Zogby divulgada nesta quinta, dia 21. Bush aparece com 46% das preferências, contra 45% de Kerry, em empate técnico, já que a margem de erro da sondagem é de 2,9 pontos para cima ou para baixo.
Nos últimos dois dias, eles estavam com 46% cada um. Cerca de 6% dos prováveis eleitores (o voto nos EUA é facultativo) ainda estão indecisos a menos de duas semanas das eleições de 2 de novembro.
A acirrada disputa lembra a eleição de 2000 entre Bush e o democrata Al Gore, observou o especialista em pesquisas John Zogby. Bush venceu apertadamente a disputa, após uma recontagem de votos de 36 dias na Flórida, que foi selada pela Suprema Corte do país.
A pesquisa mostrou que o número de prováveis eleitores que consideraram que Bush merecia ser reeleito estava em 46%, enquanto que o total que desejava alguém novo ficou em 49%. Apenas 45% dos entrevistados classificaram a atuação presidencial como boa ou excelente, em comparação a 54% que disseram que era regular ou pobre.
A pesquisa com 1.212 prováveis eleitores foi feita entre segunda e quarta. Ela será realizada até a véspera da eleição, em 1° de novembro.
A pesquisa combina os resultados de três noites consecutivas de pesquisas e depois elimina os números da primeira noite à medida que uma nova é acrescentada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.