| 14/10/2004 20h48min
Após a decisão do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, pelo julgamento do dissídio coletivo na greve dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, grevistas de 10 capitais voltaram ao trabalho. Em Florianópolis, a paralisação continua.
A decisão foi tomada em assembléia realizada nesta quinta, dia 14. A reunião durou quase quatro horas e, por votação, a maioria decidiu pela manutenção da greve, que completou 30 dias nesta quinta. O presidente do sindicato, Rogério Soares Fernandes, disse que a decisão da executiva nacional foi um equívoco:
– O melhor caminho para se reabrir as negociações é a pressão.
Nesta quarta-feira, aconteceram as audiências de conciliação entre bancários e os dirigentes dos bancos públicos. Como não houve acordo, o dissídio vai a julgamento sob a responsabilidade do ministro relator Antônio Barros Levenhagen até o dia 21, após a apresentação de um parecer do Ministério Público do Trabalho. As partes têm até esta quinta para apresentar suas defesas formais.
No pedido formal de dissídio, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec) pediu reajuste de 25%, reposição das perdas salariais acumuladas entre setembro de 94 e agosto de 2004 e participação nos lucros e resultados.
As perdas, segundo cálculos da entidade, podem ultrapassar 100% no caso dos funcionários da Caixa e chegam a 86% em relação aos bancários do Banco do Brasil.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.