Notícias

 |  hmin

Kerry passa à frente de Bush na preferência do eleitor

O candidato democrata John Kerry à presidência dos Estados Unidos avançou um ponto percentual à frente do presidente George W. Bush, em uma disputada corrida pela Casa Branca, de acordo com pesquisa realizada neste sábado pela Reuters/Zogby. Kerry passou a 46% na preferência do eleitor na última pesquisa de três dias, que foi concluída antes do início do debate de sexta entre os dois candidatos em Saint Louis, no Missouri.

Os dois candidatos estavam empatados tecnicamente na pesquisa anterior, com Bush liderando com menos de um ponto percentual. A leve vantagem do senador de Massachusetts, dentro da margem de erro da pesquisa, teve ajuda da melhoria de sua posição junto ao centro de seus apoiadores democratas.

Kerry ganhou o apoio de 83% dos democratas, 88% dos negros, 79% dos judeus e 65% dos solteiros.

– Essa é uma boa evidência de que Kerry está consolidando sua base – afirmou o pesquisador John Zogby.

Bush tem o apoio de 87% dos republicanos, 51% dos investidores e 53% dos eleitores casados, enquanto que os dois candidatos estão empatados entre os católicos e membros das forças armadas. Em um debate acalorado na noite de sexta-feira, Bush e Kerry se confrontaram a respeito da guerra no Iraque, de empregos e impostos, com o presidente empregando um tom mais cortante e agressivo do que no primeiro confronto.

A corrida pela presidência tem oscilado no último mês, com Bush iniciando na liderança na maioria das pesquisas após a convenção republicana no início de setembro, e Kerry se recuperando depois do debate da última semana.

Cerca de seis por cento dos prováveis eleitores permanecem indecisos a apenas quatro semanas das eleições de 2 de novembro. A pesquisa nacional com 1.216 prováveis eleitores, feita de quarta a sexta, tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais para cima ou para baixo. O levantamento continuará a ser feito até o dia 1 de novembro.

Os eleitores elencaram o emprego e a economia como os assuntos mais importante da campanha e a guerra do Iraque, como o segundo, apesar de o conflito ter dominado a retórica de ambos os candidatos na campanha.

O terceiro e último debate entre eles, na próxima quarta, no Arizona, será restrito a assuntos internos. A pesquisa detectou que o candidato independente Ralph Nader, apontado pelos democratas como responsável pelo "desvio" de votos de Al Gore, que custou sua eleição em 2000, tem 1,4% das intenções de voto.

As informações são da agência Reuters.



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.