| hmin
Duas pesquisas divulgadas nesta quinta, dia 16, mostraram que a corrida presidencial nos Estados Unidos está novamente empatada. O presidente George W. Bush perdeu a vantagem que havia adquirido durante a convenção republicana. Apesar disso, ele conseguiu se distanciar do democrata John Kerry em alguns Estados importantes.
Os resultados dos institutos Pew Research Center e Harris Interactive, que devem trazer novo ânimo aos democratas, indicam que Kerry se recuperou dos ataques que sofreu durante a convenção republicana, encerrada no dia 2. Nos últimos dias, outras duas pesquisas, uma delas feita pelos próprios democratas, já apontava um novo empate, cenário registrado há alguns meses, antes das convenções partidárias.
Várias outras pesquisas mostram que Bush, que chegou a abrir vantagem de dois dígitos sobre o rival após a convenção, tem agora entre quatro e sete pontos acima. Mas uma nova leva de pesquisas estaduais mostra que Bush se distanciou de Kerry em Estados como Florida e Nevada, e já ameaça os democratas em redutos tradicionais deles, como Nova Jersey.
Nesta semana, uma pesquisa do instituto Annenberg mostrou que Bush ganha terreno na sua imagem de líder e na guerra ao terrorismo, mas que sua aprovação entre os indecisos e os que podem mudar de voto caiu para níveis inferiores aos de antes da convenção republicana. O porta-voz da campanha de Bush, Scott Stanzel disse que os simpatizantes do presidente sempre disseram esperar uma disputa apertada e que não houve mudanças nesse quadro.
Kerry vem tornando seu discurso mais incisivo e, nesta semana, partiu para a ofensiva nas questões do Iraque e da economia, contestando a credibilidade do presidente e sua liderança em ambos os assuntos. Essas mudanças aconteceram diante das reclamações dos democratas, que consideram suas mensagens incoerentes e acham que ele demorou a responder aos ataques sobre sua participação na guerra do Vietnã.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.