| hmin
De acordo com a segunda pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Mapa na cidade de Blumenau, os candidatos João Paulo Kleinübing (PFL) e Edson Adriano (PT) estão tecnicamente empatados. O resultado da pesquisa foi divulgado neste sábado, dia 4. O primeiro levantamento foi apresentado em 1º de agosto.
Seis candidatos disputam a prefeitura de Blumenau. Comparando-se com a primeira pesquisa, o candidato João Paulo Kleinübing (PFL) subiu um ponto, de 31% para 32%, na aferição estimulada, quando a nominata dos candidatos é apresentada aos entrevistado.
A maior alternância se deu com o candidato governista, Edson Adriano (PT), que estava em terceiro com 15% e aparece agora em segundo com 25%. Diante da margem de erro, Kleinübing e Adriano estão empatados tecnicamente.
Ismael dos Santos, do PL, manteve o índice de 15% e caiu para a terceira posição. O tucano Vilson de Souza tinha 9% e agora aparece com 6%. Na aferição espontânea, sem qualquer estímulo ao entrevistado, a ordem das citações permanece. Kleinübing recebe 22%, Adriano, 17%, Ismael, 8%, e Souza, 3%.
Comparativamente à primeira pesquisa, os candidatos que mais cresceram foram Adriano, de 6% para 17%, e Kleinübing, de 17% para 22%. O candidato petista Edson Adriano também foi o que mais cresceu no índice de rejeição.
Ele é citado por um entre quatro entrevistados (25%) e lidera o percentual negativo, tendo próximo de si o candidato do PV, Ivan Naatz (21%) e o do PSTU, Dari Diehl (19%).
Os outros três candidatos, Ismael, Souza e Kleinübing figuram entre 16% e 13%. Metade do eleitorado de Blumenau não tem seu voto definido. Este índice é representado por 33% que ainda podem mudar o voto e 16% que não sabem em quem votarão ou se recusaram a responder. Há um mês, esse índice era de 55%.
Quando questionados quem os entrevistados acham que vai vencer a eleição, independente do seu voto, 35% responderam que deve ser João Paulo Kleinübing, 27% citou Edson Adrino e 12% Ismael dos Santos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.