Notícias

 |  hmin

EUA vão transferir 3,6 mil soldados da Coréia do Sul para o Iraque

Governo norte-americano mantém base na Coréia desde 1950

Uma brigada de 3,6 mil soldados norte-americanos prepara-se nesta segunda, dia 2, para partir rumo ao Iraque. Os militares deixarão uma base estabelecida perto da fronteira da Coréia do Sul com a Coréia do Norte. A imprensa internacional foi convidada a assistir à cerimônia de partida de Seul da 2ª Brigada da 2ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos.

Não foi anunciado nenhum plano para a substituição das tropas na Coréia do Sul e não ficou claro se a mudança fazia parte dos planos dos Estados Unidos para a reorganização de suas tropas, que inclui a redução em um terço dos 37,5 mil homens que mantêm na Coréia do Sul. De acordo com planos anunciados em maio, os soldados estariam partindo "logo" para o Iraque, disse um porta-voz da divisão. Ele não quis dar maiores detalhes sobre a movimentação das tropas por razões de segurança.

A 2ª Divisão de Infantaria é um componente-chave da presença das tropas norte-americanas na Coréia do Sul, em uma aliança que vem desde a Guerra da Coréia (1950-1953). Cerca de 2 milhões de soldados estão prontos para o combate na península coreana, dividida pela zona desmilitarizada, traçada durante a trégua que suspendeu a Guerra da Coréia. O Exército norte-coreano é o quinto maior do mundo, com cerca de 1,1 milhão de soldados.

Com informações da agência Reuters.



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.