| 21/07/2004 12h38min
Os governos dos presidentes Bill Clinton e George W. Bush perderam pelo menos 10 oportunidades para detectar ou desbaratar os planos para lançar os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, segundo reportagem publicada na quarta-feira, dia 20, no jornal Washington Post.
As informações são do relatório da comissão do Congresso que investiga os ataques há 20 meses e deve ser apresentado na quinta, dia 21. O documento inclui uma lista de 10 "oportunidades operacionais" perdidas para desmantelar o complô para seqüestrar os aviões usados nos ataques.
Seis das oportunidades citadas foram perdidas durante o governo do atual presidente dos EUA, George W. Bush, e as quatro restantes durante a administração de seu antecessor, Bill Clinton, segundo o jornal. Mesmo assim, a comissão reconhece que as possibilidades de evitar os atentados eram remotas.
Entre as oportunidades perdidas, o Post cita o erro da agência central de inteligência dos Estados Unidos (CIA) de não incluir os nomes de dois dos 19 homens que seqüestraram os aviões na lista de terroristas procurados; a forma como a polícia federal americana (FBI) tratou a prisão de Zacarias Moussaoui – apontado como o vigésimo seqüestrador e a única pessoa processada nos EUA por conspiração nos atentados, assim como tentativas mal-sucedidas de matar ou capturar o chefe da rede Al-Qaeda, Osama bin Laden.
Com informações da agência Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.