Notícias

 |  hmin

Investigadores do 11/9 pedirão reforma na inteligência americana

Documento será divulgado na quinta, dia 22

O relatório final da comissão do Congresso americano que investiga os atentados de 11 de setembro de 2001 vai recomendar reformas profundas nos serviços de inteligência dos Estados Unidos.

No documento volumoso, que será divulgado na quinta, dia 22, a comissão bipartidária vai pedir a criação de um centro nacional de contraterrorismo, mais poderoso do que o Centro de Investigação de Ameaças Terroristas que a CIA abriu no ano passado. Segundo relatos da imprensa americana, o relatório também vai recomendar a abertura de uma pasta no gabinete encarregada de coordenar os serviços de inteligência, cuja responsabilidade é dividida por vários órgãos do governo atualmente.

O novo diretor nacional de segurança, que terá status de secretário de governo, vai supervisionar CIA, FBI e outras agências. As informações não foram confirmadas pelos 10 membros da comissão bipartidária, que concordaram em comentar publicamente suas conclusões – resultantes de um ano e oito meses de investigações e audiências – apenas quando elas forem divulgadas.

Outro ponto importante do documento, segundo fontes do governo e do congresso, será uma autocrítica do parlamento, acusado em falhar em sua função de supervisionar os esforços de contraterrorismo do governo. O governo federal também deve ser duramente criticado, apesar da expectativa de que o presidente George W. Bush seja particularmente poupado.

Com informações do Globo Online.



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.