Notícias

 | 06/07/2004 09h35min

Blair admite que armas proibidas no Iraque poderão não ser achadas

Para premiê britânico, guerra foi justificada pela presença de Sadam

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, admitiu nesta terça, dia 6, que armas biológicas e químicas talvez nunca sejam encontradas no Iraque.

– Sabemos que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa, mas sabemos que não as encontramos – disse Blair a um comitê de parlamentares. – Tenho que aceitar que não encontramos as armas, que talvez não as encontremos.

Blair conseguiu convencer relutantes políticos britânicos a apoiar a guerra no Iraque no ano passado com o argumento de que o Iraque tinha armas proibidas e poderia usá-las. Um dossiê de setembro de 2002 afirmava que algumas delas poderiam ser acionadas em 45 minutos após ordens.

Ainda assim, mais de um ano depois de Saddam ser derrubado, tais armas não foram localizadas. Segundo o premiê, a falta de armas proibidas não significa que Saddam não representava um risco à região e à estabilidade mundial.

– Elas (as armas) podem ter sido transferidas, escondidas, destruídas. A verdade é que ele era um risco.

As informações são da agência Reuters.



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.