| hmin
Sabotadores puseram em chamas um oleoduto destinado à exportação de petróleo no sul do Iraque neste sábado, dia 3. Este foi o primeiro ataque a uma instalação iraquiana registrado desde que os Estados Unidos e o Reino Unido transferiram a soberania do país ao governo interino, informou uma fonte.
– O fogo está consumindo o oleoduto de 42 polegadas (106 cm) na Península Faw. Foi sabotagem – disse um oficial, referindo-se a um dos dois oleodutos que alimentam os terminais de exportação de petróleo do Iraque no Golfo.
As forças de segurança iraquianas e as tropas lideradas pelos norte-americanos estão alertas para qualquer ataque com o objetivo de atrapalhar a transferência da soberania, que aconteceu na última segunda, dia 28. Para padrões pós-guerra, entranto, tem sido uma semana relativamente tranqüila no Iraque.
O impacto do ataque ao oleoduto sobre as exportações de petróleo do Iraque ainda não está definido. Após terem sido completamente interrompidas, devido a um ataque no mês passado, as exportações voltaram ao patamar de 2 milhões de barris por dia.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.