Notícias

 | 01/07/2004 11h27min

Saddam vai a tribunal em palácio onde recebia amigos

Complexo foi tranformado em uma base norte-americana

O ex-ditador Saddam Hussein chegou nesta quinta, dia  1°, algemado à corte montada em um palácio em Bagdá onde antes costumava receber amigos para caçar e pescar. A corte fica perto de um palácio localizado no meio de um lago artificial cheio de peixes. Membros do círculo de poder de Saddam costumavam ir caçar na região, e soldados contam que Uday Hussein, filho de Saddam, usava um dos palácios para receber suas amantes.

O complexo foi transformado agora no Camp Victory (campo vitória), uma grande base norte-americana onde generais dos EUA ficam. O Camp Cropper, próximo dali, é uma cadeia de segurança máxima em que Saddam e aliados dele no governo estariam sendo mantidos. O pequeno prédio da corte fica perto de uma mesquita de domo azul e era antes a moradia oficial do imã.
 
O local foi usado para a realização de várias cortes marciais. Na semana passada, ali, ocorreu uma audiência do caso envolvendo a militar Sabrina Harman, acusada de ter torturado prisioneiros iraquianos. Os militares dos EUA pintaram as janelas do prédio e colocaram sacos de areia ao redor dele. Vários veículos Humvees e Bradley foram estacionados nas proximidades.

Segundo repórteres presentes na corte, Saddam chegou em um ônibus blindado, ao lado de quatro veículos militares e de uma ambulância. Algemado, ele foi levado para dentro do prédio por dois guardas iraquianos enquanto outros seis permaneciam do lado de fora.

A custódia legal sobre Saddam foi transferida para o Iraque na quarta, mas o ex-ditador continuará nas mãos dos EUA.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.