| 30/06/2004 07h35min
Saddam Hussein e 11 de seus colaboradores apareceram diante de um juiz iraquiano nesta quarta, dia 30, quando a custódia legal do ex-ditador foi transferida ao Iraque pelos militares norte-americanos.
Um oficial dos Estados Unidos disse que o país formalmente transferiu Saddam e os outros ao novo governo do Iraque, mas que ele permanecerá sob custódia física das forças norte-americanas.
Uma autoridade do gabinete do primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, afirmou mais cedo que Saddam e seus assessores seriam notificados durante a aparição inicial no tribunal de que a acusação aconteceria na quinta.
– Nesse momento, o foco será em Saddam, e os procedimentos de amanhã (quinta-feira) marcarão o início do julgamento dele – disse a autoridade.
Saddam será acusado de crimes contra a humanidade cometidos em 1988, quando curdos foram massacrados com gás, pela invasão do Kuweit em 1990 e pela guerra Irã-Iraque (1980-1988), afirmou Salem Chalabi, o advogado à frente do trabalho de um tribunal que julgará o ex-ditador.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.