Notícias

 | 31/05/2001 20h35min

Secretário de SC admite perda de status conferido pela OIE

O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Odacir Zonta, admitiu nesta quinta-feira que a Organização Internacional de Epizootias (OIE) homologou a decisão de suspender o status do Circuito Pecuário Sul como zona livre de febre aftosa com vacinação.

Zonta considera a decisão uma simples formalização da medida tomada em 2000 logo após a identificação do primeiro foco da doença em Jóia, no Rio Grande do Sul. Para o secretário, a assembléia geral da OIE, realizada em Paris nessa quarta-feira, teria formalizado a posição. Zonta sustenta que a condição de Santa Catarina, de exportador de carnes suínas, não será alterada a partir da homologação da OIE.

Depois de uma conversa nesta quinta-feira com o secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira, que continua em Paris, o secretário catarinense garantiu que o Estado mantém a credibilidade perante o mercado interacional.

A polêmica ocorreu porque Zonta insistia que os catarinenses permaneciam com o status mesmo ante a resolução número 17 do organismo. A decisão desta semana da OIE foi influenciada pelos focos registrados a partir de março deste ano. No ano passado, o controle da aftosa na região infectada não chegou a ser oficializado no organismo. Então, a suspensão do status permaneceu. O retorno da doença acabou adiando mais uma vez a recuperação do certificado.

SIMONE KAFRUNI

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.