| hmin
A Polônia desmentiu com veemência nesta sexta, dia 28, que suas tropas tenham torturado presos na região sob seu comando no sul do Iraque, dizendo que investigações recentes do Exército concluíram não haver qualquer prova de abusos.
A agência de notícias Associated Press divulgou recentemente que tinham surgido acusações contra os poloneses e outros soldados da coalizão durante investigações dos abusos cometidos por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdá.
– Isso é besteira – disse o vice-ministro da Defesa polonês, Janusz Zemke, a repórteres no Parlamento – Nossas investigações não encontraram nada do gênero.
De acordo com a agência, um memorando dos investigadores dos Estados Unidos citavam um interrogador de Abu Ghraib, que dizia que dois presos iraquianos no local tinham reclamado de espancamento por soldados poloneses.
Zemke afirmou que a Polônia – aliado ferrenho dos EUA na guerra – investigaria as acusações, mas tinha certeza que elas eram falsas. A Polônia lidera uma força multinacional na região centro-sul do Iraque, em torno da cidade sagrada de Kerbala. O país enviou 2,4 mil soldados ao país, um dos maiores contingentes.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.