Notícias

 |  hmin

Últimos soldados espanhóis no Iraque voltam para casa

Grupo de 227 militares desembarcou na Espanha nesta segunda

Os últimos soldados espanhóis que estavam no Iraque voltaram para casa nesta segunda, dia 24, selando a conversão da Espanha de parceiro da coalizão liderada pelos Estados Unidos a um dos críticos mais severos da política de Washington para o Iraque. Um grupo de 227 soldados desembarcou de um vôo charter na base aérea de Torrejon, próxima a Madri, sendo recebido pelo ministro da Defesa, José Bono, e por outros oficiais graduados.

– Hoje é um dia feliz, mas devo confessar que sentimos muito pelos 11 militares que não puderam retornar vivos, assim como pelos dois civis que morreram no Iraque – disse Bono aos soldados.

Bono anunciou na sexta, dia 21, que todas as tropas espanholas tinham deixado o Iraque ao cruzar a fronteira com o Kuwait. Cerca de 150 funcionários do Exército permanecem no Kuwait, mas estes nunca estiveram no Iraque, disse o ministro.

O ex-primeiro ministro espanhol, José Maria Aznar, apoiou o presidente norte-americano, George W. Bush, na guerra ao Iraque e o envio de tropas espanholas ao país. Com a derrota do Partido Popular nas eleições de março, o novo primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, ordenou a retirada imediata dos soldados logo que assumiu o cargo, em abril.

Com informações da agência Reuters



_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.