| hmin
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, voltou a se desculpar neste domingo, dia 16, pelos abusos cometidos por soldados americanos contra presos iraquianos. Em discurso proferido no Fórum Econômico Mundial, na Jordânia, Powell afirmou que as tropas americanas permanecerão no Iraque "por um tempo considerável", para fornecer segurança ao novo governo interino iraquiano e para assegurar a realização de eleições livres em 2005.
– Todo mundo diz que deveríamos devolver a soberania ao povo iraquiano para que (a presença dos EUA no Iraque) não se pareça mais com uma ocupação. É exatamente isso que estamos tentando fazer e o que pretendemos cumprir até o fim de junho. (Os iraquianos) precisam das nossas tropas no Iraque por um tempo considerável no futuro – disse o secretário americano.
Powell lembrou que o presidente George W. Bush se desculpou pela humilhação sofrida por prisioneiros iraquianos.
– O presidente expressou suas desculpas em nome da nação. (Eu) Reforço este pedido de desculpas. Nós estamos devastados pelo que aconteceu em Abu Ghraib.
O chefe da diplomacia americana voltou a falar no encontro na Jordânia um dia depois de tentar em seu discurso amenizar os danos causados pelo escândalo de tortura de prisioneiros iraquianos por soldados americanos, sem, no entanto, oferecer desculpas explícitas.
Empresários e políticos árabes ouviram o discurso de Powell no sábado e levantaram dúvidas quanto à sinceridade e à promessa do secretário de investigar e punir os responsáveis pelos maus-tratos em prisões iraquianas.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.