| 16/05/2004 17h
A partir desta segunda, dia 17, casais do mesmo sexo poderão trocar alianças legalmente em Massachusetts. O Estado será o primeiro dos Estados Unidos a permitir casamentos homossexuais, em uma medida que deve provocar disputas legais e políticas em ano de eleições presidenciais no país.
– O dia 17 de maio é histórico. O dia marca um novo capítulo de igualdade para famílias gays e lésbicas. Pela primeira vez na história dos EUA podemos receber direitos e proteções que vêm somente com o casamento – disse Marty Rouse, ativista dos direitos dos homossexuais.
Milhares de casais homossexuais trocaram alianças em São Francisco este ano, mas as uniões não foram reconhecidas pelo Estado da Califórnia. Um prefeito do estado de Nova York está sendo processado por ter realizado casamentos gays em fevereiro.
A cidade de Cambridge, em Massachusetts, famosa por ser liberal e por abrigar a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ordenou que seus funcionários comecem a receber os pedidos de licença a partir da meia-noite deste domingo. Os primeiros casamentos deverão acontecer pela manhã.
A questão do casamento de homossexuais lançou o Estado no centro de um debate nacional, principalmente porque este é um ano eleitoral e um de seus senadores, o democrata John Kerry, enfrentará o presidente George W. Bush nas urnas em novembro próximo. Os dois candidatos são contra o casamento homossexual, mas Bush apóia uma proibição constitucional. Já Kerry é a favor do reconhecimento legal limitado a casais do mesmo sexo.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.