| 13/05/2004 09h20min
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, fez uma visita surpresa ao Iraque nesta quinta, dia 13, no momento em que seu país luta para conter as críticas que se seguiram ao escândalo de abuso de prisioneiros iraquianos por militares norte-americanos.
Cercado por um forte esquema de segurança, o avião com o secretário pousou no aeroporto de Bagdá. Rumsfeld teve reuniões com o tenente-general Ricardo Sanchez, comandante das forças norte-americanas de solo no Iraque, e outras autoridades militares. Durante a viagem o secretário negou que o Pentágono tenha tentado encobrir o escândalo na prisão de Abu Ghraib.
– Se alguém pensa que eu estou (no Iraque) para jogar água no fogo, está errado. Há preocupação de que os detentos sejam tratados corretamente. Há preocupação sobre se os soldados estão se portando direito – disse ele a repórteres a bordo de seu avião.
Outras autoridades de defesa dos EUA afirmaram que a repentina viagem de Rumsfeld e do general Richard Myers, chefe do Estado-Maior, foi motivada pela recente publicação de fotografias de militares norte-americanos humilhando prisioneiros iraquianos.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.