Notícias

 |  hmin

Turquia prende nove suspeitos de planejar ataque contra Otan

Outros sete pessoas foram libertadas por falta de provas

A polícia turca, que investiga um suposto atentado a bomba contra uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse nesta terça, dia 4, que nove homens detidos foram acusados de pertencerem a uma organização ilegal. Outros sete suspeitos foram libertados por falta de provas.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, e o presidente da França, Jacques Chirac, são alguns dos líderes de países ocidentais que devem participar da cúpula, marcada para os dias 28 e 29 de junho em Istambul.

Um porta-voz da polícia disse que nove homens foram acusados formalmente por um tribunal de pertencerem ao Ansar Al Islam, um grupo islâmico colocado na ilegalidade. Os sete homens libertados não teriam vínculos com a organização. Nessa segunda, dia 3, uma corte de Istambul libertou outros nove acusados também detidos sob suspeita de envolvimento no plano.

O Ansar Al Islam é acusado pelos EUA de ter ligações com a rede Al-Qaeda e de atacar soldados norte-americanos no Iraque. A polícia em Bursa também apreendeu armas, explosivos, manuais com informações sobre a fabricação de bombas e 4 mil CDs, nos quais Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, apresenta instruções de treinamento.

Em novembro, Istambul foi alvo de quatro violentos atentados a bomba, nos quais morreram 61 pessoas.

As informações são da agência Reuters.


Notícias Relacionadas

03/05/2004 09h40min
Polícia turca descobre plano de ataque contra cúpula da Otan

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.