| hmin
Nesta sexta, dia 30, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, exortou o líder palestino Yasser Arafat a dar uma chance ao plano israelense de retirada de Gaza. A autoridade da ONU afirmou que os palestinos deveriam conter a violência dos militantes para ajudar a revigorar um esforço de paz na região.
Annan também criticou o presidente palestino por não conseguir cumprir obrigações estipuladas por um plano de paz apoiado pelos Estados Unidos, incluindo reformas de segurança e o fim dos ataques suicidas. Segundo ele, Israel tem que conduzir sua parte no plano, desmontar assentamentos judaicos e congelar a construção de outros.
As afirmações fazem parte de uma carta de Annan enviada na quinta para Arafat em resposta à reclamação por escrito do líder palestino feita em 15 de abril sobre o plano de retirada unilateral de Gaza do premiê israelense, Ariel Sharon. Arafat queixou-se também do apoio do presidente norte-americano, George W. Bush, ao plano.
Os palestinos temem que Sharon esteja tentando trocar Gaza pela anexação de grandes áreas da Cisjordânia, onde eles pretender criar um Estado. A medida prevê a retirada de todos os assentamentos de Gaza e de quatro dos 120 da Cisjordânia.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.