| 24/04/2004 14h40min
Diversos ataques no Iraque resultaram na morte de dezenas de pessoas neste sábado, dia 24. Uma bomba em uma estrada matou 14 iraquianos que viajavam em um ônibus para Bagdá. Outras 12 pessoas ficaram feridas. Abbas Wissan al-Shamari, o médico de um hospital na cidade de Iskandariya, a 50 km ao sul da capital iraquiana, disse que o ônibus estava levando os passageiros para a capital, mas que ele não tinha mais detalhes.
Testemunhas afirmaram que o ônibus estava pouco à frente de um comboio de seis veículos militares norte-americanos quando o artefato, bastante usado pela guerrilha que combate as forças de ocupação, explodiu. Pessoas de um vilarejo próximo correram para ajudar no transporte de feridos e mortos ao hospital, afirmaram testemunhas. Elas disseram que tropas norte-americanas isolaram a área.
Em Bagdá, pelo menos 13 iraquianos morreram quando mísseis atingiram um mercado e insurgentes mataram cinco soldados ao norte da cidade no mês mais sangrento para as tropas dos Estados Unidos desde a deposição de Saddam Hussein.
Um aparente carro-bomba suicida explodiu na cidade natal de Saddam, Tikrit, ao norte de Bagdá, matando três policiais iraquianos e ferindo outras 16 pessoas – entre elas 12 policiais. Segundo autoridades, pelo menos outros seis iraquianos morreram no sábado em confrontos na área de Sadr City, Bagdá, e em Kerbala, ao sul da capital.
Não foi esclarecido quem disparou os mísseis contra o mercado de aves na região de Ourfalli, em Sadr City, base do clérigo xiita radical Moqtada al-Sadr, procurado pelas forças lideradas pelos Estados Unidos. Abdul-Jabbar al-Zubeidi, diretor de um hospital nas proximidades, disse que várias das 30 pessoas feridas estavam em condições críticas.
Imagens registrados pela Reuters Television mostraram sangue na rua, restos humanos, um burro morto e veículos e casas atingidos por estilhaços.
– Estávamos conversando quando dois mísseis caíram – disse Bassam Abdul Rahim. – O segundo atingiu um cano de gás e a explosão foi enorme. Havia sangue e corpos por toda parte.
Um iraquiano morreu e três irmãs ficaram gravemente queimadas mais cedo, quando soldados americanos abriram fogo em Sadr City, deflagrando um incêndio que atingiu vários carros e casas próximas, segundo informações de residentes e médicos.
Ao norte de Bagdá, guerrilheiros dispararam dois mísseis contra uma base dos Estados Unidos perto de Taji, matando cinco soldados e ferindo gravemente três. Outros três estavam em condições críticas, de acordo com um porta-voz do exército. Helicópteros das forças americanas destruíram o caminhão de onde os mísseis foram lançados, mas não houve informações sobre as baixas entre os insurgentes.
Já a explosão do carro-bomba nas proximidades de um shopping center pareceu ser um ataque suicida, já que o carro estava em movimento no momento em que explodiu, segundo informações do exército americano. Atentados com carro-bomba mataram 73 pessoas na cidade de Basra na quarta, dia 21.
Na cidade sagrada de Kerbala, soldados poloneses mataram cinco iraquianos armados que atiraram contra a patrulha, informou uma divisão muitinacional liderada por poloneses.
A onda de violência de abril inquieta vários aliados dos Estados Unidos no país e Washington vem tentando persuadir outros países a manter seus soldados no Iraque depois de junho, prazo final de retirada.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.