| 16/04/2004 16h55min
As polícias francesa e espanhola prenderam nesta sexta, dia 16, três supostos membros do grupo separatista basco ETA que operavam uma oficina secreta usada para produzir componentes de bombas.
Foram encontradas diversas bombas e os três homens foram detidos com pistolas e documentos falsos, informou o ministro do Interior espanhol, Angel Acebes. Mais tarde o Ministério do Interior divulgou uma nota dizendo que a polícia espanhola prendeu outras duas pessoas na Espanha dentro da mesma investigação.
– Essa célula do grupo terrorista ETA era bastante conhecida e em razão da importância de seu papel - fazer equipamentos eletrônicos que seriam usados depois em explosivos - desmantelá-la foi de grande importância – disse Acebes em uma entrevista coletiva.
As autoridades estavam rastreando o grupo desde setembro de 2001 e prenderam seus membros na sexta em uma casa em Chatellerault, oeste da França. Várias das bombas e equipamentos eletrônicos encontrados na casa estavam prontos para serem usados em ataques, de acordo com Acebes. Ele disse que os homens se chamavam Inigo Elicegui Erviti, Inocente Soria Valderrama e Jose Luis Campo Barandiaran. O mais importante dos três era Erviti, um engenheiro eletrônico.
– Esta operação antiterrorista representa um outro golpe significativo contra o aparato logístico do ETA na França – disse o ministro.
Neste mês, as polícias da França e da Espanha detiveram ao menos oito suspeitos de serem importantes membros do ETA na França. Além disso, eles descobriram um suposto arsenal do ETA e uma fábrica de bomba em uma fazenda no sudoeste da França no dia 4 de abril.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.