Notícias

 | 11/04/2004 14h36min

Japoneses reféns no Iraque são entregues a forças da coalizão

Rebeldes aprisionaram dezenas de estrangeiros nos últimos dias

A agência de notícias do Japão Kyodo informou neste domingo, dia 11, que os três civis japoneses seqüestrados no Iraque estão a salvo.

Citando um funcionário do governo japonês, a agência revelou que um negociador de identidade não divulgada disse que os três estavam seguros e haviam sido entregues a forças da coalizão.

Na última quinta, dia 8, um grupo iraquiano desconhecido divulgou um vídeo mostrando três civis japoneses seqüestrados – Noriaki Imai, de 18 anos, Nahoko Takato, de 34 e Soichiro Koriyama, de 32. Os rebeldes que os capturaram ameaçavam queimá-los vivos se o Japão não retirasse suas tropas do Iraque até este domingo, dia 11.

Ainda na quinta uma TV iraniana exibiu imagens de dois homens seqüestrados no Iraque: o palestino Nabil George Razuq, de 30 anos, morador de Jerusalém Oriental, e Fadi Ihsan Fadel, um canadense. Eles teriam sido capturados pelo grupo Ansar a-Din, que os acusou de espionar para Israel. Os dois ainda estão desaparecidos, mas outros sete sul-coreanos que haviam sido seqüestrados no mesmo dia foram liberatados horas depois.
 
Em 9 de abril rebeldes iraquianos capturam quatro italianos e dois americanos nos arredores de Bagdá. Os seis ainda estão desaparecidos. No sábado, dia 10, imagens de TV mostraram um americano que se identificou como Thomas Hammil, refém de guerrilhas iraquianas. Em Washington, um funcionário do Pentágono disse saber das imagens mas não comentou o fato. O homem ainda é mantido como refém. 

Também no sábado um grupo iraquiano disse à TV Al-Arabyia que mantém 30 estrangeiros reféns e ameaça decapitá-los se as forças dos Estados Unidos não puserem fim ao sítio a Falluja. Não há provas do seqüestro. A Alemanha também informou que dois de seus cidadãos desapareceram enquanto viajavam da Jordânia para Bagdá, e o ministério do exterior do país acredita que os dois estejam mortos. Neste domingo, dia 11, Gary Teeley, de 37 anos, um empreiteiro britânico seqüestrado no dia 8 de abril em Nassiryia, também foi libertado.

Com informações da Globo Online e agência Reuters. 


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.