Notícias

 | 09/04/2004 08h14min

EUA recuperam controle da cidade de Kut no Iraque

Nesta semana, 35 soldados da coalizão e 459 iraquianos morreram em combates

Tropas lideradas pelos Estados Unidos recuperaram o controle da cidade de Kut, leste do Iraque, nesta sexta, dia 9, dois dias depois de forças da Ucrânia terem se retirado do centro da cidade devido a choques com milicianos xiitas.

Moradores disseram que soldados dos EUA estavam no controle do centro e comboios de veículos blindados americanos foram vistos na área.

Nessa quinta, dia 8, pela primeira vez desde a capitulação do regime de Saddam Hussein, as forças da coalizão que ocupam o Iraque perderam o controle de cidades do país. Rebeldes xiitas ocupavam completamente Kut e Kufa e controlavam parte de Najaf. Policiais iraquianos nessas cidades abandonaram seus postos, enquanto combatentes xiitas perambulavam pelas ruas.

A tomada de Kut e Kufa ocorreu no quinto dia de batalhas entre forças da coalizão e rebeldes xiitas, a maioria do chamado Exército Mehdi, milícia leal ao líder radical Muqtada al-Sadr. O religioso é responsabilizado pelos EUA por incitar a resistência contra a ocupação.

Em outra frente, tropas da coalizão travavam também batalhas contra rebeldes sunitas na cidade de Falluja, onde há uma semana quatro civis americanos foram mortos e tiveram os corpos mutilados por uma multidão. Nessa quinta, fuzileiros americanos continuavam combatendo rebeldes em torno de uma mesquita, bombardeada na quarta-feira em Falluja.

Os choques se espalham ainda por Karbala, Nasiriya, Ramadi, Baquba e partes de Basra. Em Bagdá, um ataque americano no bairro xiita de Cidade Sadr destruiu um prédio usado como base pelo Exército Mehdi. Os EUA admitiram que o número de baixas entre os rebeldes foi "mínimo".

Nesta semana, 35 soldados da coalizão e 459 iraquianos morreram em combates com rebeldes no Iraque. Do total de mortes entre os iraquianos, cerca de 280 foram registradas em Falluja. Médicos da cidade pediram uma trégua nos combates para que possam chegar aos locais onde há feridos. Não foram atendidos.

O general Sanchez disse que a operação de combate à milícia de Al-Sadr recebeu o nome de "Espada Resoluta". Segundo o militar, aparentemente "há vínculos em pequeno grau entre os rebeldes xiitas e sunitas" e "sinais de táticas bem planejadas" nas ações entre os grupos que lutam em Najaf e Kut. Ele afirmou ainda que a ofensiva dos rebeldes em Najaf contou com o apoio de franco-atiradores postados nos telhados. Do alto, eles atiravam contra os soldados espanhóis que guarneciam a cidade.

Com informações da agência Reuters e do jornal Zero Hora.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.