| hmin
Levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Chapecó revela que em 28 municípios da região oeste de Santa Catarina as perdas causadas pela estiagem chegam a 97 mil toneladas de milho (o que representa 16% da safra), 26 mil toneladas de soja (35%), 5,8 mil toneladas de feijão (51% da safrinha) e 6,4 milhões de litros de leite por mês (34,4%).
O engenheiro agrônomo Flávio Pradela disse que a situação se agrava a cada dia e existem perdas significativas também nas frutas e hortigranjeiros. Pradela afirmou que deve ocorrer desabastecimento destes produtos na região, com aumento do preço ao consumidor.
O diretor de Agricultura de Chapecó, Alípio Alves, disse que já está começando a faltar verduras nas feiras. Mesmo assim, a recomendação aos produtores é de que mantenham o preço. Alves disse que além das verduras, já há escassez de derivados de leite e o feijão deve ter reajuste.
Nesta quarta, 31, ele integra uma comitiva de prefeitos e lideranças do oeste catarinense que vai a Brasília pedir auxílio ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Uma das propostas é a construção de cisternas na região.
Com informações do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.