Notícias

 | 29/03/2004 18h30min

Ciclone arrasa lavouras de arroz e pomares de banana no RS

Emater divulgou perdas causadas pelos ventos de até 150 km/h

As lavouras de arroz e os pomares de banana foram as culturas mais atingidas pelo ciclone extratropical que se registrou no Litoral Norte, no final de semana, com a força do vento de até 150 km/h. Os primeiros levantamentos elaborados pela Emater apontam que em Dom Pedro de Alcântara as perdas nos 650 hectares com a fruta oscilaram de 80% a 90%. Em Três Cachoeiras, dos 2,6 mil hectares de pomares com banana, os danos alcançam cerca de 10%. Em Torres, 90% dos 167 cultivados foram perdidos.

A interrupção das linhas telefônicas causada pela ação dos ventos impediu que os técnicos contabilizassem os prejuízos com a fruta nos pomares de municípios como Morrinhos do Sul, onde a área ocupa 2,5 mil hectares. Mas há informações do registro de quebras em pomares de Terra de Areia, onde o plantio ocupa 240 hectares, e Três Forquilhas, com área de 450 hectares de pomares.

Na lavoura de arroz, os prejuízos também são significativos. Em Torres, ainda não é possível contabilizar a perda, que pode alcançar 40% da área plantada de 1,5 mil hectares. As cooperativas também constatam prejuízos, ainda não quantificados. O destalhamento dos silos também amplia o quadro de perdas de volumes de grãos da produção da safra passada.

A Empresa também verifica danos classificados de pouco positivos na agricultura dos municípios de Maquiné, Itati, Três Forquilhas e Osório. Em relação à banana, os técnicos lembram que, por ser cultura perene, que rebenta e desfolha, a recuperação desses pomares devastados pelo ciclone extratropical demorará 14 meses para entrar no ciclo novo da colheita. Nos 11 municípios do Litoral Norte onde a banana é cultivada, o perfil produtivo aponta a existência de 3.012 fruticultores. Os pomares ocupam 11.320 hectares, e a produção esperada para esta safra era de 118.100 toneladas.

O presidente da Emater, Caio Tibério da Rocha, determinou que os técnicos do Escritório Regional de Porto Alegre levantem os prejuízos registrados em Dom Pedro de Alcântara, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Torres, Maquiné, Itati, Três Forquilhas e Osório. Lembra, no entanto, que os levantamentos existentes são preliminares e que as avaliações das perdas serão finalizadas nos próximos dias.

Confira a previsão no clicTempo

Veja como foi a passagem do ciclone

Com informações da Rádio Gaúcha.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.