Notícias

 |  hmin

ONU cogita envio de força de segurança ao Iraque

Equipe de especialistas eleitorais da ONU chegou à Bagdá no domingo

Membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) estão trabalhando na criação de uma força multinacional para ajudar a melhorar a segurança de um governo eleito no Iraque, disse nesta segunda, dia 29, o secretário-geral do órgão, Kofi Annan.

– Minha impressão é de que eles estão trabalhando para (criar) uma força multinacional, sob comando unificado e que cooperaria com o governo soberano do Iraque e contribuiria para a segurança do país – afirmou Annan ao jornal italiano Corriere della Sera.

Apesar das diferenças sobre a guerra no Iraque, o governo dos Estados Unidos vem pedindo para que a ONU assuma um papel mais ativo no país, onde tropas norte-americanas ainda enfrentam ataques diários, um ano após a queda de Saddam Hussein.

Uma equipe de especialistas eleitorais da ONU chegou à Bagdá no domingo para ajudar no planejamento das eleições programadas para o começo do próximo ano. Uma segunda equipe, liderada pelo enviado sênior Lakhdar Brahimi, deverá chegar ao país na próxima semana para ajudar a decidir o formato e a estrutura do governo que assumirá o poder em 1º de julho, depois da transferência de soberania de volta aos iraquianos.

Além da possibilidade de um envio de tropas, a entidade também faz planos para mandar sua equipe internacional de volta ao Iraque. O grupo foi retirado em outubro do ano passado, após duas explosões contra prédios da ONU terem matado mais de 20 pessoas.

As informações são da agência Reuters.


Notícias Relacionadas

27/03/2004 10h29min
Ataques com bomba e foguetes matam dois e ferem 18 no Iraque

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.