Notícias

 | 15/03/2004 07h26min

Novo primeiro-ministro espanhol promete retirar tropas do Iraque

Zapatero venceu a eleição de domingo com 43% dos votos

O vencedor da eleição geral da Espanha, Jose Luis Rodrigues Zapatero, anunciou nesta segunda, dia 15, que pretende retirar os 1,3 mil soldados espanhóis que estão no Iraque.

Zapatero disse a uma rádio espanhola que nenhuma decisão será tomada até ele assumir o poder e sem uma grande consulta política.

– Mas as tropas espanholas no Iraque vão voltar – ele acrescentou em sua primeira entrevista após a eleição à rede SER de rádio.

No entanto, Zapatero afirmou que seu governo vai manter relações "cordiais" com os Estados Unidos, apesar das críticas feitas ao presidente George W. Bush pela guerra no Iraque.

– Meu governo vai manter relações cordiais com todos os governos do mundo e, claro, com os Estados Unidos.

O premiê eleito disse ainda que seu governo procuraria retomar as "excelentes" relações que tinha com a França e a Alemanha, abaladas pelo posição pró-EUA da Espanha na guerra do Iraque.

A tragédia que enlutou o país teve papel decisivo nas urnas e motivou uma virada na corrida eleitoral. Antes dos atentados a bomba contra trens de passageiros em Madri, que mataram 200 pessoas, o Partido Popular, de José María Aznar, liderava todas as pesquisas de intenções de voto. O resultado demonstra uma punição a Aznar à medida que aumentam os indícios de que os ataques tenham sido cometidos pela rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden, e não pelo grupo espanhol Pátria Basta e Libertada (ETA), como o governo espanhol se precipitou a acusar momentos após a tragédia.

Os conservadores reconheceram a derrota quando a apuração atingia 85% das urnas. Ao lado de um cabisbaixo Aznar, Mariano Rajoy parabenizou o adversário. No discurso da vitória, Zapatero prometeu priorizar o combate ao terrorismo.

– Minha prioridade imediata é combater todas as formas de terror – afirmou o líder socialista, após pedir um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia.

Os espanhóis participaram em grande número na eleição, em uma demonstração de confiança na democracia após os atentados. A taxa de participação foi de 77,28%.

Com informações de Zero Hora.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.