| 14/03/2004 19h03min
A oposição venceu as eleições na Espanha, revertendo um resultado favorável ao atual governo antes do atentado que matou 200 pessoas em Madri na última quinta. O Partido Popular de José María Aznar reconheceu a derrota, que deve conduzir Luis Rodriguez Zapatero ao cargo de primeiro-ministro espanhol.
– Eu sinceramente congratulo o Partido Socialista dos Trabalhadores, que ganhou as eleições – disse o porta-voz e ministro do Trabalho da Espanha, Eduardo Zaplana. A apuração das urnas se aproxima do final, garantindo a vitória do partido de oposição.
O resultado demonstra uma punição ao apoio dado por Aznar ao presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, na guerra do Iraque, após os indícios de que o atentado da última quinta tenha sido feito pela Al-Qaeda e não pelo grupo basco ETA, como o governo espanhol divulgou após a tragédia.
As eleições gerais do país neste domingo começaram sob o impacto da notícia de um vídeo, supostamente da
Al-Qaeda, assumindo a responsabilidade pelas
explosões.
José Luis Rodríguez Zapatero, de 42 anos, chega ao poder prometendo retirar as tropas espanholas do Iraque e se concentrar nos problemas de moradia e de desemprego no país. Zapatero ganhou projeção nacional quando substituiu Felipe González (primeiro-ministro espanhol entre 1982 e 1996) como líder socialista. Ele assumiu um partido afetado por uma esmagadora vitória do Partido Popular, de Aznar, e que ainda luta contra escândalos de corrupção do tempo em que o PSOE (centro-esquerda) esteve no governo
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.